terça-feira, 11 de setembro de 2012

Questões sobre a colonização espanhola

Caros alunos do 7º ano, estou postando alguns exercícios sobre a matéria estudada em sala.
Vamos tentar,  dúvidas podem ser esclarecidas aqui ou em sala. Abraços.


1-Por cima das ruínas dos incas, astecas e maias, os espanhóis consolidaram seu poderio e riqueza. Até meados do século 16, a colonização espanhola estava completamente organizada, sendo a mineração do ouro e da prata as principais atividades lucrativas.


Sobre a colonização espanhola na América é CORRETO afirmar:


a) Os adelantados eram os conquistadores que, pelo sucesso conseguido, recebiam amplos poderes civis e militares para governar determinada região.

b) Os espanhóis agiram com violência porque não contaram com boa receptividade dos nativos, que acreditavam que eles (os espanhóis) eram os enviados dos deuses para destruí-los.

c) A violência e a injustiça com os nativos aumentaram quando a coroa substituiu os conquistadores pela burocracia régia (pessoas de confiança do rei).

d) A empresa de colonização espanhola foi organizada fora dos padrões fixados pela política mercantilista, já que os espanhóis controlavam todas as atividades na colônia.

2-O império colonial espanhol era gigantesco. Ocupava um território maior que o império português (Brasil). Para administrar tão vastas áreas, a Coroa Espanhola criou uma estrutura jurídico-administrativa, composta de vários órgãos.


Na coluna da esquerda estão os principais órgãos criados pela Espanha e na coluna da direita, a função de cada um. Relacione corretamente as colunas e marque a letra correspondente.



1

Casa de Contratação

( ) Órgão responsável pela aplicação da justiça nas colônias: tribunais judiciários de última instância na América

2

Conselho das Índias

( ) Órgão cuja função era controlar todas as questões relativas ao comércio e navegação entre a Espanha e suas colônias americanas.

3

Audiências

( ) Espécie de câmara municipal, cuja função era cuidar da administração local.

4

Cabildos

( ) Órgão com amplas atribuições, como administração elaboração de leis,


A numeração CORRETA é:


a) 1 3 2 4

b) 3 1 4 2

c) 4 2 1 3

d) 2 4 3 1

3-Cortés chegou ao México com pouco mais de quinhentos soldados e Pizzaro entrou no Peru com cerca de 180 homens. Como tão poucos espanhóis conseguiram derrotar milhares de astecas e incas? Existem várias razões para a vitória dos espanhóis. Dentre essas razões podemos considerar, EXCETO


a) a superioridade bélica caracterizada pela utilização de armas de fogo.

b) as doenças trazidas pelos espanhóis, tais como sarampo, gripe.

c) o modo de agir e pensar dos espanhóis não eram compreendidos pelos nativos.

d) os nativos conheciam muito mais os costumes dos espanhóis do que estes dos nativos.

  4-"(...) Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os trata e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (...)"

(GÓMARA, Francisco López de. "Historia General de las India". Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978)
Leia as afirmativas.
Estão corretas as afirmativas
I – Os espanhóis reconhecem não terem feito nada que pudesse compensar os nativos pela invasão e morte de vários deles.
II – Para os espanhóis, não houve escravidão, mas o encontro dos nativos com Deus através da catequização.
III – O texto afirma ser o conhecimento adquirido pelos indígenas, através dos espanhóis mais importante do que o ouro e a prata.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e III.

 
 
 
Confira as respostas!
1- A  2- B  3- D  4- C 

Nenhum comentário:

Postar um comentário